Sunday, December 4, 2011

Uma tarde com Werner Herzog

Passar uma tarde (19/11/2011, na USF - University of South Florida) com Herzog foi realmente tudo de bom. Depois de exibir o seu mais recente filme "Into the Abyss" sobre a pena capital nos Estados Unidos -- com algumas gargalhadas vindas da plateia, acredita? -- houve a sessão de perguntas e respostas. Disse que fazer documentários ou ficção, para ele, é a mesma coisa. A molecada insistia nesta pergunta do porquê ele fazer documentários e não ficção. Ele só disse que era para dar uma olhada na filmografia dele e ali estaria a resposta. Não é verdade, ele transita pelos dois com uma certa frequência. Teve uma tontinha que quis emprego. Ele disse: -No meu próximo filme, as pessoas são inglesas e beduínas. Não acredito que você se encaixe nisso. Outra coisa, em L.A. há 250.000 atores desempregados e o caminho é se enturmar com pessoas que estejam fazendo cinema em pequena escala, independentemente.

O melhor foi que ele disse: -Vocês têm que LER, LER, LER, LER,LER, LER!  Repetiu esta palavra por uns 20 segundos e acrescentou que não vê filmes. Vê dois por ano e que se for para ver filmes, "Vejam os piores".
Ele sempre brincava com a plateia dizendo: -Mas isso foi na década de 70 e vocês nem haviam nascido.
Pois bem. Ele estava sentado na minha direção, durante a exibição do filme, umas duas filas na minha frente.

No final, fui ao palco não para pedir nada, mas para dizer-lhe uma palavrinha. E não é que uma besta quadrada lhe perguntou: -E como é trabalhar com o Tom Cruise? [Adendo: ele está fazendo uma ponta como ator no novo filme do Cruise.]
Cheguei perto dele e disse: -Mas eu estava por aí nos anos 70. Assisti aos seus filmes em SP, Brasil, e hoje é um prazer estar vendo um filme seu com você nesta sala. Me respondeu que estava brincando com os estudantes e me deu um autógrafo... coisa que NUNCA peço... mas vou guardá-lo, é claro, com muito carinho.
Werner Herzog
(The translation of this text into English will be posted soon!)

No comments:

Post a Comment